top of page
20231031_site_testeira O Trecheiro.png
Davi Amorin

MNCR recebe prêmio nacional de direitos humanos


O Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) foi agraciado com o PRÊMIO DIREITOS HUMANOS 2009, na categoria ENFRENTAMENTO À POBREZA, que compreende a atuação para a garantia dos direitos econômicos e sociais consignados por pactos internacionais, bem como ações na área de combate à fome e segurança alimentar. O prêmio foi concedido por decisão unânime da Comissão de Julgamento, presidida pelo Ministro da Secretaria Especial dos Direitos.

Este prêmio é o reconhecimento do trabalho e luta do MNCR em todo o Brasil para a valorização do trabalho do catador de materiais recicláveis. Desde sua fundação, o MNCR tem acumulado conquistas no campo das políticas públicas. A primeira delas se deu, em 2003, quando o Movimento participou do processo de catalogação técnica do trabalho realizado pelos catadores. Isto resultou na publicação de uma portaria do Ministério do Trabalho e Emprego que reconheceu esse trabalho como Ocupação na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações). Este foi um primeiro passo para o efetivo reconhecimento da profissão.

Durante os oito anos de existência, o MNCR protagonizou lutas nacionalmente e colocou a questão social dos catadores em evidência, seja nos meios de comunicação, seja em fóruns de debate em diversas regiões que incorporaram a bandeira de inclusão social desses trabalhadores, a pauta de luta pelo meio ambiente e adequada gestão dos resíduos sólidos.

O MNCR recebeu também do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) a “Ordem ao Mérito Getulio Vargas” pelas ações do movimento para o desenvolvimento de políticas públicas de inclusão dos catadores em todo o Brasil. As medalhas foram entregues no último dia 16 de dezembro em Brasília pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi.



Edição Nº 185 - Janeiro de 2010

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page