top of page
20231031_site_testeira O Trecheiro.png
Renata Bessi

Lula promete projeto habitacional


No sétimo ano consecutivo em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva encontra-se com o Movimento Nacional da População de Rua, na Quadra dos Bancários, em São Paulo, às vésperas de Natal, Lula se comprometeu em formular um projeto habitacional específico para a população em situação de rua.  

O presidente Lula sugeriu à equipe do Ministério das Cidades que levante as principais necessidades habitacionais nas capitais brasileiras para então se construir o projeto. Prédios públicos abandonados nas regiões centrais das cidades são a prioridade, adianta o presidente.

Apesar de reconhecer a urgente necessidade do plano, Lula não garantiu que será implantado ainda em seu mandato. “Vamos fazer o projeto e deixá-lo pronto para ser aprovado no planejamento do PAC 2011-2015”. Mas titubeou: “para deixar pronto para 2011- 2015 ou já fazê-lo”.

Durante o evento, o Presidente cutucou o movimento ao mostrar surpresa por nunca ter recebido da população de rua reivindicações de moradia. “Das outras vezes que vim aqui esta questão não tinha ficado forte. A impressão que me dava é que a população de rua não queria resolver o problema de casa”, disse o presidente.

Anderson Lopes, do Movimento Nacional da População de Rua, discorda. Segundo ele, a proposta de Política Nacional para a população de rua, entregue no final do ano passado ao governo federal, construída pelo movimento e entidades que trabalham com a população, continha reivindicações habitacionais. “A questão é que os programas que existem hoje de moradia popular não estão de acordo com o perfil da população em situação de rua. É necessário criar novas possibilidades”, argumenta.

Lula mandou um recado aos movimentos sociais. “Não há limite para reivindicações”. Pediu que aproveitem o último ano de seu mandato. “Vocês têm que aproveitar este momento. Falta um ano. Façam um levantamento pente-fino das necessidades, coloquem no papel para que a gente possa atender as demandas o máximo possível”.



Edição N° 185 - Janeiro de 2010

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page